CERTIFICAÇÃO SAP Business One – PARTE 3

#RESUMÃOFINAL

ENFOQUE SAP NO MERCADO DAS PMEs
– AS empresas variam de acordo com seu porte, complexidade da TI, setor industrial e local.
– A SAP divide o mercado das PMEs em:
* pequenas empresas que não elaboram balanços
* PMEs avançadas
* PMEs sofisticadas
SOLUÇÃOSAP PARA CADA TIPO DE EMPRESA:
-pequenas empresas não precisam de software empresarial
-PMEs avançadas utilizam o SAP B1
-PMEs sofisticadas utilizam SAP all-in-one
-PMEs grandes utilizam o SAP B Suite
COMPONENTES ADICIONAIS DO SDK:
– servidor da interface de dados
– data interface application programming interface (roda por for a – cara do aplicativo integrado)
– user interface application programming interface (roda por dentro – cara do SAP)
COMPONENTES ADICIONAIS DO SAP PARA AMPLICAR SUAS FUNCIONALIDADES:
– Add-nos
ADD-ONS DO SAP:
· Advanced Layout Designer
· Copy Express
· Integracao com o MS Outlook
· Payment Engine (integração com bancos)
· Ativos fixos
· Definição do formato
· Intrastat (união européia)
· DATEV-FI (Alemanha)
· Relatorio de imposto ELSTER (Alemanha)
O Data transfer Workbench, support tools e xl repórter eram add-ons e agora fazem parte do produto SAP
-Baseiam-se no SDK e são fornecidos em cd a parte, e precisam ser instalados separadamente.
-Encontramos informações adicionais sobre o SAP no SAP PARTNEREDGE GLOBAL CHANNEL PARTNER PORTAL
-MUDAR NOME DE ALGUM CAMPO NO SAP: Ctrl+clique duplo
-FERRAMENTAS DE ENTRADA NOS CAMPOS:
* lista de seleção(lado esquerdo…)
* caixa drop-down(lado direito do campo)
-EM DEFINIÇÕES GERAIS-INICIALIZACAO DO SISTEMA É POSSÍVEL MUDAR ALGUNS PARAMETROS DO SISTEMA (POR USUÁRIO, mas atenção: uma fez alterado o formato de data e casa decimal não será possível voltar como era antes

-É POSSÍVEL EM FERRAMENTAS-MEUS ATALHOS-CONFIGURAR definir teclas de atalho para acessar módulos (feito por usuário) – ferramentas – meus atalhos – configurar
-TAMBÉM É POSSÍVEL PERSONALIZAR O MENU PRINCIPAL em DEFIN.
FORMULÁRIO– menu principal
-ATRAVES DO DRAG&RELATE é possível criar consultas instantâneas sobre duas tabelas
PARCEIROS DE NEGÓCIOS:
TIPOS DE PARCEIROS DE NEGÓCIOS:
– fornecedor (compras)
– cliente (vendas e oportunidade de vendas)
– lead (cotações e oportunidades de vendas) – não tem efeito contábil
-NA ABA CONTABILIDADE DO PARCEIRO DE NEGOCIO É POSSÍVEL DEFINIR TRATAMENTO DE IMPOSTOS
-PODEMOS ADICIONAR, MODIFICAR, PROCURAR, ELIMINAR, FAZER CHAMADO DE SERVIÇO, LIGAR ATIVIDADES, DUPLICAR E VERIFICAR LOG DE MODIFICAÇÕES em menu ferramentas
CADASTRO DE ITENS:
-PODEMOS ADICIONAR, MODIFICAR, PROCURAR, ELIMINAR, FAZER analise de vendas e compras, LIGAR ATIVIDADES, DUPLICAR E VERIFICAR LOG DE MODIFICAÇÕES em menu ferramentas
-para permitir estoque negativo em algum deposito do item é preciso selecionar a opção no cadastro de ADMINISTRAR ESTOQUE POR DEPOSITO, sendo que a soma dos depósitos não fique negativo ESTOQUE DISPONÍVEL = estoque atual + saidas previstas + entradas previstas

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO: preço médio móvel, FIFO, preço padrão. COLOCAR CÓDIGO CONTÁBIL POR item, grupo de item ou deposito OU DEFINIR CONTAS PADRÃO para todos os nível em DETERMINAÇÃO DA CONTA CONTÁBIL (adm-configuracao-financas)
ESTRUTURA DE DOCUMENTOS:
NAS CONFIGURAÇÕES DE FORMULÁRIO É POSSÍVEL CONFIGURAR:
· Valores padrões para alguns campos do documento
· Exibir ou ocultar campos – tornar disponível para outros usuários
· Definir configurações para linha dos itens
DEVEMOS GRAVAR OS SERVIÇOS COMO TIPO ITEM para termos historio
das operações, contabilização automática e dados como preço padrão,etc
TIPOS DE LINHAS NOS DOCUMENTOS VENDAS E COMPRAS:
· Linha em branco – item normal
· Linha de texto – T
· Linha de subtotal –
· Linha com item substituto – A (usado nas cotações)
PODEMOS FECHAR UMA LINHA – com botão direito do mouse – NOS PEDIDOS DE VENDA OU DE COMPRA para itens que não queremos mais vender ou comprar COM Ctrl+Tab é possível copiar o ultimo preco do item no documento
É POSSIVEL GRAVAR DOCUMENTOS DE VENDAS E COMPRAS COMO ESBOÇO, PARA DEPOIS UTILIZA-LOS – mas é preciso elimina-los quando não tiver mais serventia É POSSIVEL TRADUZIR PARA OUTROS IDIOMAS ALGUNS CAMPOS DOS DOCUMENTOS, PARA ISSO É PRECISO CADASTRAR A TRADUÇÃO DELES NO SAP
– Em menu visão – valores traduzidos é possível ver os campos traduzidos no documento
TAMBÉMÉ POSSÍVEL IMPRIMIR DOCUMENTOS COM OS CAMPOS TRADUZIDOS EM OUTRO IDIOMA, E ATE PRÉ  DEFINIR PARA O  PARCEIRO DE NEGOCIO UM LAYOUT ESPECIFICO TRADUZIDO.
PODEMOS PESQUISAR – POR EXEMPLO UM PEDIDO DE COMPRA ESPECIFICO – DE TRES MANEIRAS:
– procurar pelo numero do pedido, procurar nas opções de ultimo registro ou anterior, ou procurar pelo numero do fornecedor – DENTRO DO PEDIDO DE COMPRA É POSSÍVEL MODIFICAR A DESCRIÇÃO DE UM ITEM EM ALGUM PEDIDO E PARA GRAVAR apertar Ctrl+TAB AO CLICAR DUAS VEZES NA LINHA DE UM PEDIDO APARECE  DETALHES DA LINHA.
EM MENU FERRAMENTAS – LOG DE MODIFICACOES É POSSIVEL VER AS MODIFICAÇÕES FEITAS NOS DOCUMENTOS NO MENU IR PARA – CALCULO DE VOLUME E PESO – PODEMOS CALCULAR E EXIBIR ESTES ITENS DE UM PEDIDO
COMO ABRIR UM ESBOÇO DE COMPRA: menu compras – relatórios de compras – relatório de esboços. Dar dois cliques no esboço e transformar em pedido
-um esboço pode ser usado varias vezes
FLUXO DE DOCUMENTOS:
COMPRAS:
· Ordem de compra (sem alterações)
· Recebimento da mercadoria
o Altera estoque e contabilidade
· Nota fiscal de compra
o Altera contabilidade
QUAL O OBJETIVO DO ASSISTENTE DE CRIACAO DE DOCUMENTOS?
-Auxiliar na devolução, compra ou venda parcial, alterando quantidades se necessário
É POSSIVEL DIVIDIR UMA ORDEM DE COMPRA PARA ENTREGA EM CIDADES-DEPOSITOS DIFERENTES, MAS É PRECISO SELECIONAR ESTA OPCAO EM menu adm-inic. Do sistema-definicoes de documentos (mas que tenham itens de vários depósitos)
EM UM RECEBIMENTO DE MERCADORIA É POSSIVEL ENTRAR COM PARTE DO ITEM COMPRADO OU COM QUANTIDADE MAIOR, TAMBEM É POSSIVEL ADICIONAR ITENS -acaso não for receber o restante do pedido de compra é possível fechar o pedido
Compras Estoque Previsão
saída
Previsão
entrada
Disponível Contabilidade
Pedido
compra
+ +
Recebimento + – Afeta
Devolução – – Afeta
Nota fiscal complementar
Nota fiscal entrada
+ + Afeta Nf recebimento
futuro
+ + Afeta
VENDAS:
· Cotação (sem alterações)
· Pedido (sem alterações)
· Entrega
o Afeta estoque e contabilidade
· Nota fiscal de saída
o Afeta contabilidade
-cotacao, pedido e entrega não é obrigatório criar no sistema
-só é possível modificar ou estornar COTAÇÃO E PEDIDO
-é possível fazer devolução de ENTREGA e NF DE SAIDA
-quando o item não é ITEM DE INVENTARIO, exemplo um serviço, não existe a etapa de ENTREGA, podendo ir direto para NF DE SAÍDA
STATUS DO PICKING (montagem da carga)
· Aberto
· Liberado
· Efetuado
-é possível criar NOTA DE ENTREGA em qualquer fase
-PROCESSO: cotação, pedido, lista picking, entrega, nf de saída
-é possível definir o tipo de embalagem que se ira vender os itens Em vendas – assistente de geração de documento é possível:
-Agrupar varias entregas numa mesma nota fiscal de saida NOTA FISCAL DE VENDA A VISTA – para clientes ocasionais – cupom fiscal –
usa um código somente para vários clientes, possibilitando a alteração do endereço e nome do cliente no momento da fatura.
-determinado em menu adm.-configuracao-financas-determinacao de contas do razão
-a verificação do limite de credito e feito em PEDIDO, ENTREGA e NF DE SAÍDA
-lucro e ult. Preço vemos em COTACAO, PEDIDO, ENTREGA E NF
-contabilidade é afetada em ENTREGA e NF SAIDA
-a serie e lote do item pode ser administrado em PEDIDO, ENTREGA e NF SAÍDA
-atividades e esboços podem ser feito em todas as etapas
-podemos definir itens alternativos POR ITEM para os documentos de vendas e compras
É POSSÍVEL ACESSAR A verificação de disponibilidade do item nos documentos de venda em:
– acessar menu IR PARA – VERIFICAÇÃO……
-ou configurar em adm.-inic. Do sistema-configuracoes de documento pedido de venda e ativar a opção
-não podemos eliminar ou alterar ENTREGAS E NOTAS FISCAIS GRAVADAS NO SISTEMA. Para isso devemos efetuar uma devolução.
-podemos ter devolução de entrega e de nota fiscal VENDAS Estoque Saídas
previstas
Entradas
previstas
Disponível
Cotação
Pedido + –
Entrega – –
Entrega sem
pedido
– –
Lista picking
Adiantamento
de cliente
Not a fiscal
sem entrega
– –
Nota entrega
futura c/ ent.
Entrega da
reserva
– –
Devolcao de
cliente
+ +
É POSSÍVEL NO PEDIDO VENDA na aba logística, selecionar o campo ORDEM DE COMPRA, para quando da gravação do pedido de venda, abrir automaticamente um pedido de compra para os itens vendidos.
EM RELATORIOS DE VENDAS – LISTA DE ARTIGOS EM ABERTO É POSSÍVEL VISUALIZAR TODOS OS DOCUMENTOS EM ABERTO, DE
COMPRAS E DE VENDAS OPCOES DE PAGAMENTO: cheque, transferência bancaria, cartão de credito e dinheiro
PRECOS:
-é definida no cadastro do item e do parceiro de negócios
-é possível de atualização por lista de preço quando da entrada da NOTA FISCAL, REC. DE MERCADORIA, LANCAMENTOS DO
INVENTARIO, ORDEM DE PRODUÇÃO, IMPORTAÇÃO DE DADOS
-os descontos podem ser por PERÍODOS, GRUPO DE ITENS, POR VOLUME DE VENDAS, ou por PARCEIRO DE NEGOCIO. Também podemos amarrar a uma condição de pagamento (tudo é configurado na lista de preços no INVENTARIO)
-É possível modificar desconto, modificar perco, atualizar lista de preço e eliminar preços especiais
GRUPO DE DESCONTOS: acesso pela lista de preços – preços especiais – é possível definir descontos por grupo de itens, características do item e por fabricante – DENTRO DE CADA PARCEIRO DE NEGOCIO PRIORIDADE DE PROCURA DE PREÇOS NO SAP:
1-verificar preço especial de item e parceiro de negocio
2-verificar grupo de desconto especifico do PN
3-verificar hierarquias e expansões para lista de preços
4-verificar lista de preço
-É POSSÍVEL MUDAR UMA LISTA DE PREÇOS NO DOCUMENTO QUE ESTAMOS USANDO, ACESSANDO AS CONFIGURAÇÕES DE FORMULÁRIO – aba documento (é só mudar a lista)
MOVIMENTOS DE ESTOQUE:
-entradas e saídas por vendas – compras – manutenção e transferências (tudo feito contabilmente)
-a transferência é feito de um deposito para o outro. Serve também para consignação no cliente(neste caso o certo é criar um deposito pra cada cliente)
ELEMENTOS DA PRODUCAO:
-Estrutura de produtos
* EP Vendas (kit de vendas)
* Modelo (venda casada)
* EP produção (único usado no MRP)
-usa-se o item fictício(serve para agrupar outros itens)-não existe no inventario
* Montagem (para maquinas c/ pecas)-produto final que é montado em venda (EP de montagem não esta mais disponível no SAP)
-Ordens de produção
* ordens de produção padrão
-pode modificar os componentes na fase de produção
* ordens de produção especial
-serve para produzir ou reparar alguma montagem rejeitada. Cria-se
manualmente a composição do item composto
* ordens de produção de desmontagem
-serve para desmontar um item composto e voltar seus sub-itens ao estoque
Item de estoque: EP produção
-opcional para modelo
Item de venda: montagem e EP vendas
-opcional para modelo e produção
Item de compra: nenhum
-opcional para modelo e produção
É POSSÍVEL CRIAR UM ITEM COMO CUSTOS ADICIONAIS (Mao de obra, maquinas, etc) PARA INCLUIR EM UMA ORDEM DE PRODUÇÃO NO MENU PRODUÇÃO É POSSÍVEL ATUALIZAR O PREÇO DOS ITENS SUPERIORES – ITENS COMPOSTOS PROCESSO DE PRODUÇÃO:
· Entrada manual ou por MRP das ordens de produção
· Status planej.
· Status liberado (há a saída dos componentes e entrada do item produzido)
· Status fechado
o Para notificar a conclusão acesse
 Produção – entrada da produção
 Produção – ordem de produção – acessar menu IR PARA –  notificar conclusão MRP: planejamento das necessidades de material
-é verificado estoque atual – ordens produção sobre as previsões de vendas – previsões de ordens de produção + pedidos de compras
TEMPO DO LEAD: numero de dias para calcular quanto tempo demora a produzir um item (tem que considerar os feriados e fins de semana – configurar em adm – inicialização do sistema – detalhes da empresa)
É POSSÍVEL CADASTRAR OS DADOS DE PLANEJAMENTO DE PRODUÇÃO NO ITEM OU NO GRUPO DE ITENS.
É POSSÍVEL CRIAR PREVISÕES DE ORDENS DE PRODUÇÃO E DE COMPRA – POR ITEM
– também é possível definir que as PREVISÕES DE VENDAS sejam consumidas pelas ORDENS DE VENDAS. E EM MRP – PREVISÕES é possível planejar ordens de produção mês a mês para o ano todo
ENTRADAS DO MRP:
-ordens de compra e recebimentos futuros
-ordens de vendas e entregas futuras
-previsoes de vendas
-estoque atual
-ordens de produção em aberto
-dados de planejamento e lista de materiais e necessidades dependentes superiores
SAÍDAS DO MRP:
-ordens de produção e de compra
ASSISTENTE MRP:
· Cenário (nome)
· Detalhes do cenário (parâmetros – detalhes do item,etc)
· Fonte de dados (estoque, pedidos, ordens produção, etc)
· Resultados (pedidos de compra ou ordens de produção)
Em assistente MRP, selecione menu IR PARA – abrir recomendações do pedido –MRP – recomendações do pedido
  ATRAVÉSDA RECOMENDAÇÃO DA ORDEM – NO MRP – é possível criar dois pedidos de compra mais facilmente sobre pedidos de vendas
CONTAS DO RAZAO:
(contas do balanço e contas de declaração de rendimentos)
CONTAS DO BALANÇO:
-contas de ativos
-contas de dividas
-contas de capital próprio
CONTAS DE DECLARACAO DE RENDIMENTOS:
-contas de proveitos
-contas de custos
DUAS FORMAS DE ATUALIZAR O PLANO DE CONTAS:
-financas – plano de contas
-financas – processar plano de contas
-podemos criar um novo plano de contas ou usar um modelo
CONTA DE RECONCILIACAO: liga as contas do parceiro de negocios ao razão.
É POSSÍVEL REALIZAR A CONTABILIDADE EM DUAS MOEDAS PARALELAMENTE – A MOEDA CORRENTE (exigida por lei – para contabilidade) E A MOEDA DO SISTEMA
Se usarmos a moeda da conta como:
Podemos usar nos
lancamentos contabeis
Podemos usa no saldo das contas
Moeda corrente Moeda corrente Moeda corrente
Moeda do sistema
Moeda estrangeira Moeda corrente
Moeda estrangeira
Moeda corrente
Moeda do sistema
Moeda estrangeira
Varias moedas Moeda corrente
Qualquer moeda
estrangeira
Moeda corrente
Moeda do sistema
-depois da utilização da moeda não é possível mudar
-é preciso definir períodos contábeis antes de efetuar um lançamento contabil
-podemos estornar um lançamento contábil com UM ESTORNO PADRÃO(lançando do lado oposto do razonete) ou UM ESTORNO
NEGATIVO (lançando no mesmo lado do razonete um valor negativo)
-é possível criar rascunhos de lançamentos contábeis no COMPROVATIVO DO DIARIO – em finanças para depois transforma-los em lançamentos oficiais
-é possível criar modelos de lançamentos em FINANCAS, com códigos contábeis e
descrição da despesa com VALOR FIXO ou PORCENTAGEM RECONCILIACAO INTERNA:
-compensar uma conta credito em aberto com uma conta de debito, tipo CONTA A RECEBER X PAGAMENTO RECEBIDO, NOTA FISCAL ENTRADA X ENTRADA DA MERCADORIA
-as contas de COMPENSACAO são as que precisam ser reconciliadas
– MENU PARCEIRO DE NEGOCIOS – RECONCILIACOES INTERNAS – RECONCILIACAO (também é possível acessar dentro do cadastro do parceiro – em saldo da conta)
-MENU FINANCAS-RECONCILIACOES INTERNAS-RECONCILIACAO (para reconciliar contas contábeis)
-é possível reconciliar manualmente contas contábeis ou parceiros de negócios (menu finanças)
-na reconciliação semi-automatica o sistema mostra as reconciliações possíveis e nós podemos mudar, aceitar ou não(nesta opção não se aplica descontos e não se pode fazer reconciliacao parcial)
-na reconciliacao automática podemos definir regra de ref. A períodos, numero de referencia para que o sistema faca automaticamente as reconciliações (mas não é possível ver reconciliação parcial)
-é possível corrigir ou cancelar qualquer reconciliação de usuário PODEMOS DEFINIR REGRAS DE DISTRIBUIÇÃO das contas contábeis por centros de custos(finanças-contabilidade de custos-regras de distribuição)
-é possível definir a regra de distribuição em um lançamento contábil manual ou linha de documento de vendas ou compras.
-é possível definir projetos dentro do SAP e fazer o controle de suas despesas (podemos registrar o projeto no ITEM, LANÇAMENTO CONTÁBIL MANUAL, DOCUMENTOS DE COMPRA, CONTAS CONTABEIS OU PARCEIROS DE NEGÓCIOS.
(menu adm-configuracao-financas-projetos)
-com o assistente de advertência é possível imprimir cartas automaticamente para informar os clientes de seus débitos (menu adm-configuracao-parceiro de negócios condicoes de advertência) – é registrado no cadastro do parceiro de negocio
Ou acessar VENDAS – ASSISTENTE DE ADVERTÊNCIA
-NAS CONDIÇÕES DE AVISO DE PAGAMENTO é possível criar níveis de data de avisos, taxas e juros de aviso pagamento e método de cartas de aviso de  pagamento- definido por cliente
MODIFICAR PLANO DE CONTAS: menu finanças-plano de contas
REMOVER UMA CONTA CONTÁBIL: finanças – processar plano de contas (botão direto do mouse)
CONTAS CONTROLES: contem os saldos totais de todas as contas auxiliares associadas
PARA CANCELAR UM LANÇAMENTO CONTÁBIL MANUAL – abre a tela, selecione o lançamento e abra o MENU DADOS – CANCELAR
-não é possível realizar lançamento contábil manual individual a partir de um pré lançamento contábil no razao.
-o lançamento contábil esboço é feito no COMPROVATIVO DO DIÁRIO – mas não em no menu – tem PRÉ-LANÇAMENTO CONTÁBIL
ESTRUTURA DE DOCUMENTO DE PAGAMENTO:
-cabeçalho, área para seleção de notas fiscais em aberto, notas de credito e lançamentos contábeis manuais, e área de totais e observações
ATRAVÉSDO ASSISTENTE DE PAGAMENTO – EM BANCOS – é possível fazer baixas múltiplas Também é possível imprimir cheques direto do SAP

FORMA DE PAGAMENTO:
-define-se no cadastro de parceiro de negócios ou um padrão no menu adminicializacao do sistema-conf. Gerais-ficha PN
-na nota fiscal também é possível mudar a forma de pagamento RECONCILIACAO EXTERNA: importa-se o extrato do banco e faz a reconciliação com os lançamentos efetuados no SAP
-para importar o extrato bancário necessita do add-on PAYMENT ENGINE. · Manual
o Entra com data final e saldo do extrato bancário – extrato impresso · Manual-automatica-semiautomatica
o Importa ou digita as transações do extrato bancário (função processar extrato bancário)
· Processamento de extrato bancário
o Entra manualmente um extrato bancario e reconcilia a conta contábil
o Tem que ser ativado em menu adm-inicializacao do sistema – detalhes da empresa-ficha de inicialização básica – ativar a opcao)
 Uma vez ativado não tem como voltar a traz
o É possível cadastrar os códigos externos de operação bancaria dos
bancos no SAP para que o sistema entenda que operação executar (menu bancos – extratos bancários – reconciliações externas)
MÉTODOS DE LANÇAMENTO
-conta contábil de/para conta bancaria (transação do extrato vai direto para uma conta contábil)
-parceiro de negocio/para conta bancaria (pagamentos de parceiros de negócios vai diretor para contas apropriadas)
-conta bancaria provisória de/para conta bancaria (pagamento entra numa conta provisória e depois de processar o extrato é reconciliado esta conta)
* esta opção só vale para transferências bancarias
-reconciliacao externa(o processamento do extrato reconcilia itens de linha de uma conta com itens de linha do extrato bancário)
-ignorar (não executa nenhum lançamento ou reconciliação)
É POSSÍVEL CRIAR CRITÉRIOS DE COMPARAÇÃO que são regras para que o processamento de extrato bancário aconteça da melhor forma possível.
CONTAS QUE PRECISAM DE RECONCILIACAO EXTERNA:
-contas bancarias (conferir transações internas x executadas no banco)
-contas de parceiro de negócios (dados contábeis internos x do parceiro de negocio)
-É POSSÍVEL CRIAR AJUSTES DE ESTORNOS AUTOMÁTICOS PARA estornar lançamentos de ajuste feitos para encerramento do período
-TEMOS O ESTORNO AUTOMÁTICO DE DIFERIMENTO para transferir um lançamento de um ano para o outro ano fiscal, para efeitos econômicos.
-É POSSÍVEL CONFIGURAR O SISTEMA PARA APARTIR DE CERTOS DIAS DE ATRASO DE RECEBIMENTO DO CLIENTE COLOCAR SUA DIVIDA COMO COBRANÇA DUVIDOSA – em conta contábil a parte
-É POSSÍVEL CONFIGURAR O SISTEMA PARA COMPENSAR EM CONTA A PARTE AS DIFERENÇAS DE TAXAS DE CAMBIO SOBRE AS OPERAÇÕES FINANCEIRAS – menu finanças
-EM MENU ADM – UTILITÁRIOS  -ENCERRAMENTO DE FINAL DE PERÍODO faz-se a transferência dos saldos das contas de lucro e perda e fecha o período contábil
ENTRA NO FLUXO DE CAIXA:
· Caixa
· Comprovativos do cartão de credito
· Cheques recebidos
· Dividas de cliente
· Contas a pagar de Fornecedores

ESSE É O RESUMÃO PARA CERTIFICAÇÃO SAP B1.

BOA SORTE!

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